quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Álbum da semana com ...U2 (Achtung Baby)





Os anos 90 seriam muito diferentes para os U2. Achtung baby foi um verdadeiro salto no desconhecido que marcou decisivamente o percurso do grupo , e que vendeu milhões de cópias. Para mim, um dos melhores registos de Bono e companhia, senão o melhor. 



 Por Irene Leite @Urban Ground (2015)

Misto de aventura, súplica, cepticismo (o grupo não estava numa fase feliz…). Assim podemos começar por definir este registo. Os U2 reinventaram-se. É um facto. Canções predilectas? Começa o dilema. Talvez “Until The End Of The World” , pelo seu sentido de aventura. “Even Better Than The Real Thing” (que intro!) pelo seu caráter sedutor. 

“Ultra Violet (light my way) pela sua luminosidade…. Era uma nova imagem do grupo e estava a resultar! O álbum ainda hoje é um marco da pop e rock. Há um rock industrial que não deixa ninguém indiferente. Bono adoptou, por sua vez, uma nova persona, mais audaz, excêntrica e aventureira, assumindo o tom do álbum. O excêntrico tema “Zoo Station” é a nave que nos transporta para este novo mundo dos U2 em que álbuns como o clássico The Joshua Tree ou Rattle and Hum já não se encaixam na nova postura assumida pelo grupo.
 O tempo é de deliciosa descoberta. “One” , “So Cruel” ou “Love is Blindness” são os temas mais emotivos deste registo. “One” é ainda hoje um hino do grupo. “Mysterious Ways” tem um groove precioso. E apesar do registo já ter ultrapassado os 20 anos continua fresquíssimo e …recomenda-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mudamos de casa

Vamos para um blogue mais organizado. Ano novo, casa nova! Estarei por aqui .